domingo, 12 de junho de 2011

Tendências europeias na formação e recrutamento dos professores

À medida que os países da UE reforçaram a livre circulação de pessoas e a criação de um mercado de emprego à escala europeia, fomos assistindo a alterações profundas nos processo de formação inicial e recrutamento de professores.

O processo de Bolonha - com a harmonização do sistema de ECTS e dos diplomas de licenciatura (bac+3 anos) e de mestrado (bac+5 anos) - acelerou as mudanças na formação inicial de professores. Quais foram as principais mudanças?

Os sistemas de formação inicial de professores são hoje mais iguais do que eram antes do processo de Bolonha. É hoje mais fácil a um professor português conseguir trabalho numa escola inglesa. O domínio da língua materna do país onde se ensina constitui ainda um obstáculo difícil de superar para muitos candidatos a um lugar de professor no estrangeiro. Mas tende a ser o único obstáculo.

#1. A formação inicial de professores adotou o modelo bietápico: uma licenciatura de 3 anos num ramo do conhecimento seguida de um mestrado profissional com três pilares de formação: a área disciplinar (área de docência), a didática e pedagogia e o conhecimento do sistema educativo e da legislação escolar.

#2. Os estágios pedagógicos deixaram de ser pagos e o candidato a professor tem de conjugar aulas no mestrado e prática pedagógica em alternância numa escola básica ou secundária que seja parceira da Universidade.

#3. A posse de um diploma de mestrado em ensino não é suficiente para o candidato ser autorizado a concorrer a uma vaga de docência.

#4. Após a aprovação no mestrado profissional, o candidato tem de passar por um concurso nacional de acesso à profissão docente composto por três provas: conteúdos da área de docência, didática e pedagogia, conhecimento do sistema educativo.

#5. O sistema de ECTS permite a alunos oriundos de qualquer licenciatura, incluindo ciências, engenharias e tecnologias, o acesso a mestrados profissionais em ensino complementados com a aquisição de alguns ECTS em pedagogia e didática ou conteúdos da área da docência em falta.

#6. O recrutamento dos professores faz-se cada vez mais a nível local. Os diretores adquiriram poderes de contratação de novos professores e o vínculo laboral dos novos professores é cada vez mais o contrato individual de trabalho.

#7. Os primeiros anos de docência são acompanhados pela supervisão pedagógica a cargo de professores mais experientes.

#8. A aquisição da nomeação definitiva, ou tenure, é cada vez mais difícil e depende da classificação obtida durante os primeiros anos de docência.

#9. O tempo de serviço é um critério que tem perdido peso no processo de recrutamento de docentes e na progressão na carreira.

#10. O leque salarial entre a base e o topo - isto é o salário de entrada na profissão e o salário do topo da carreira - tem vindo a reduzir-se. Na maior parte dos países europeus, o salário bruto do topo da carreira é inferior ao dobro do salário bruto do início de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário