domingo, 12 de junho de 2011

Novo código de admissões nas escolas inglesas favorece acesso das crianças pobres às melhores escolas

O Governo de David Cameron aprovou um novo código de admissões nas escolas públicas que se destina a favorecer o acesso dos alunos mais pobres às melhores escolas públicas.

Com o novo código, o Governo visa contrariar a tendência de as melhores escolas públicas selecionarem os alunos de acordo com os rendimentos dos pais. É sabido que os pais da classe média alta optam por comprar habitações junto das melhores escolas públicas com o objetivo de aí encontrarem vaga para os filhos.

Com o novo código, as academias e as free schools - regra geral consideradas de melhor qualidade - ficam com autorização para dar prioridade no acesso aos alunos cujos pais ganham menos de 16 mil libras por ano, recebendo em troca um apoio financeiro suplementar de 430 libras anuais por cada aluno elegível para refeições escolares gratuitas.

Além disso, os pais que se envolverem na criação de "free schools" têm prioridade no acesso a essas escolas.

As academias e as "free schools" são escolas criadas por grupos de pais e professores ou por empresas que beneficiam de apoio financeiro do Estado mas não cobram propinas. Além disso, têm completa autonomia curricular e pedagógica face às autoridades locais da educação.  A continuação do financiamento público depende dos resultados escolares.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário