domingo, 12 de junho de 2011

A verdade sobre a educação na Finlândia - 1

Há muita desinformação sobre o que realmente se passa nas escolas finlandesas. O que é que realmente distingue as escolas finlandesas das escolas portuguesas? Quais são as variáveis que explicam a elevada qualidade da educação na Finlândia?



A Finlândia tem uma taxa de 100% de alfabetizados desde o início do século XX. E tem uma classe média muito forte e bolsas de pobreza muito reduzidas. As famílias valorizam a educação, a escola e os professores. 

A população finlandesa é muito homogénea. A percentagem de imigrantes é muito reduzida. As diferenças sociais são pequenas.

Os alunos finlandeses passam menos tempo nas aulas do que os alunos portugueses. As turmas são mais pequenas: regra geral, não têm mais de 20 alunos por turma.

Cerca de 30% dos alunos recebem apoios tutoriais. São envolvidos em programas de educação suplementar e têm acesso a reforço das aprendizagens a cargo de professores especializados nesses apoios.

Só há exames nacionais à saída do secundário. As escolas são de pequena dimensão. Em média, 500 alunos.

Vigora o professor generalista até ao 6º ano. O professor titular da turma ensina todas as matérias mas dispõe de um assistente.

Os casos de indisciplina na sala de aula são raros. A burocracia é mínima. Os professores têm grande autonomia.

Não existe qualquer forma de avaliação de desempenho dos professores.

O ministério da educação interfere pouco nas escolas. Os estabelecimento escolares dependem dos municípios.

A variável que melhor explica a qualidade da educação é a forma como são formados, selecionados e recrutados os professores.

Os professores têm no mínimo um mestrado. A entrada nos cursos de formação de professores é muito seletiva. Por casa mil candidatos, há menos de 100 vagas. É mais difícil entrar para um curso de formação de professores do que para medicina.

Só os melhores alunos do secundário é que entram para os cursos de formação de professores.

Os jovens professores são apoiados pelos professores mais experientes durante os primeiros anos de exercício.

Os salários dos professores são elevados e a profissão é muito valorizada na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário