domingo, 19 de junho de 2011

Os melhores alunos em ciências no PISA 2009

Os cinco melhores em ciências no PISA 2009 são:

China/Xangai, Finlândia, Coreia do Sul, China/Hong Kong e Estónia.

Volta a registar-se a presença nos 10 primeiros de 4 países de cultura confucionista: China/Xangai, Coreia do Sul, China/Taiwan e Japão. São mais de 2500 anos de influência forte de uma cultura que valoriza o mérito, a autoridade dos mais velhos, o esforço e a honra.

Em sexto lugar, o Canadá. Em sétimo, China/Macau. Em oitavo, o Japão. Em nono, China/Taiwan. E em décimo, o Liechenstein.

Atente-se no facto de os alunos chineses estarem sempre nos dez primeiros quer residam em Xangai ou em Hong Kong, Macau, Singapura ou Taiwan. Regimes políticos diferentes mas com uma base cultural comum: o confucionismo.

Em todas as comunidades chinesas se valoriza o ensino diretivo centrado nos conteúdos. Os professores das escolas de Xangai, Hong Kong, Macau, Taiwam e Singapura não perdem tempo a resolver conflitos e indisciplina na sala de aula. Todo o tempo de aula é dedicado à instrução. E os alunos ainda são obrigados a fazer a limpeza diária das salas de aula e a arrumarem todo o material. Quando chegam a casa, espera-os 2 a 4 horas de estudo por dia.

Portugal ficou na metade de cima: em vigésimo quarto lugar, à frente da Dinamarca, dos EUA (30º) , da Espanha (31º), da Suécia (33º), da França (35º) e da Itália (36º). Um lugar que nos deve orgulhar.

Para saber mais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário