Um estudo em grande escala, publicado na versão online da revista Science, concluiu que a frequência da educação pré-escolar de qualidade resulta em menos delinquência juvenil e acesso a melhores empregos.
O estudo publicado na Science seguiu 900 pessoas desde a infância, nos anos 80, até à vida adulta, que frequentaram programas de educação pré-escolar e comparou-as com 500 pessoas que não frequentaram a educação pré-escolar.
O estudo concluiu que os efeitos mais importantes em áreas como a ausência de problemas com a polícia, uma vida livre de drogas e empregos satisfatórios se deveram à frequência de dois ou três anos de educação pré-escolar.
O coordenador do estudo, Arthus Reynolds, da Universidade do Minnesota, afirma que as diferenças entre os dois grupos são significativas e provam que a despesa pública com a educação pré-escolar permite elevadas poupanças futuras em apoios sociais e subsídios.
Principais conclusões:
#1. 80% das pessoas que integram o grupo que frequentou a pré-escola finalizaram a escola secundária contra 75% dos que não frequentaram.
#2. 15% das pessoas que integram o grupo que frequentou a pré-escola obtiveram diploma de licenciatura contra 11% dos outros.
#3. 28% das pessoas que integram o grupo que frequentou a pré-escola obtiveram empregos qualificados que exigem formação pós-secundária contra 21% dos outros.
#4. 14% das pessoas que integram o grupo que frequentou a pré-escola tiveram problemas com drogas contra 19% dos outros.
#5. 48% das pessoas que integram o grupo que frequentou a pré-escola tiveram problemas com a justiça contra 54% dos outros.
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