domingo, 12 de junho de 2011

As charter schools na Florida: por que razão não param de crescer?

Foi na década de 90 que se criaram as primeiras charter schools. Florida está na vanguarda do movimento.

O que é uma charter school? É uma escola pública que se libertou do controlo curricular, pedagógico e administrativo das autoridades centrais, regionais ou locais. As charter schools têm liberdade para recrutar professores, adaptar os planos de estudos às necessidades dos alunos, organizar o ano escolar e usar as metodologias pedagógicas que mais contribuem para a melhoria dos resultados dos alunos.

Se os resultados dos alunos melhorarem, o contrato com a escola é renovado. Se os resultados regredirem, a escola regressa ao controlo das autoridades educativas.

Só em Miami-Dade, há 55 mil alunos a frequentarem este tipo de escolas. Uma em cada dez escolas da Florida são charters.

Na semana passada, o Estado da Florida aprovou legislação que torna ainda mais fácil a uma escola pública tradicional transformar-se em charter school. O apoio do eleitorado ao movimento charter é muito grande e os pais dos alunos mais pobres são os maiores defensores do movimento.

Há estudos que mostram que os alunos das charter schools têm melhor aproveitamento do que os que frequentam as escolas públicas tradicionais. Graças à competição das charter schools, as escolas públicas tradicionais também melhoram. O que é normal e óbvio. A competição é um poderoso meio para a inovação e a melhoria. 

O que faz o sucesso das charter schools é a concorrência: diretores e professores sabem que a escola só sobrevive caso os resultados sejam bons. Esse facto introduz na organização uma energia e uma vontade de melhoria que faz dos alunos o centro de toda a estratégia da escola.

Só as boas escolas permanecem, Entre 1995 e 2010, foram encerradas 23 charter schools em Miami-Dade. Sem resultados, deixam de ter financiamento e encerram ou regressam ao controlo das autoridades educativas.

A face norte-americana da oposição às charter schools é Diane Ravitch que tem recolhido dados que mostram não haver grandes diferenças entre as escolas públicas tradicionais e as charter schools quanto ao desempenho dos alunos nos testes estandardizados.

Os apoiantes das charter schools contrapõem que a existência de liberdade de opção e de concorrência provocam melhorias nas escolas públicas tradicionais.

Outra acusação feita por Diane Ravitch é a existência de charter schools que evitam a matrícula de alunos com severas necessidades educativas especiais.

Por sua vez, os apoiantes das charter schools afirmam que as charter schools prestam serviços educativos de qualidade com menores custos do que as escolas públicas tradicionais.

Cada charter schools tem liberdade para desenhar o modelo de gestão e administração. Há charter schools que são dirigidas por um grupo de professores, outras são administradas por um grupo de professores e pais e ainda há algumas que têm uma gestão empresarial.

Há cada vez mais empresas especializadas na oferta de serviços educativos que apostam na gestão de charter schools.

A popularidade do movimento fez com que republicanos e democratas puxem pelas charter schools. O Presidente Obama é um apoiante entusiástico. Mas são sobretudo os governadores estaduais republicanos que têm aprovado mais legislação facilitadora da criação de charter schools.

Nenhum comentário:

Postar um comentário