sábado, 18 de junho de 2011

As 3 perguntas mais importantes sobre a reforma das escolas

As três mais importantes perguntas sobre a reforma das escolas são: como é que os alunos aprendem melhor? Quais são as competências que todos devem aprender? Como é que a escola ajuda a formar pessoas livres, autónomas e trabalhadoras?

Começando pela primeira:


Sabemos que pessoas com diferentes estilos cognitivos aprendem de maneira diversa. Mas também sabemos que há variáveis associadas a bons ambientes de aprendizagem: o sossego e a tranquilidade, uma boa comunicação pedagógica, envolvimento ativo dos alunos na sua aprendizagem, professores capazes de despertarem e manterem acesa a curiosidade intelectual e personalização da relação educativa.

E a segunda:

Há hábitos da mente e práticas que fazem de nós pessoas competentes e capazes de auto-realização. Argumentar com rigor, respeitar as relações de cortesia, definir problemas e formular hipóteses, fazer pesquisa, escrever com correção gramatical e lexical, possuir um vocabulário abrangente e complexo, dominar operações matemáticas úteis para o dia-a-dia, conceber projetos, colaborar ativamente com outras pessoas na realização de projetos, conhecer e apreciar a herança cultural e ser capaz de encontrar a sua própria voz dentro dela.

A terceira:

A missão da escola é criar pessoas livres e autónomas, capazes de auto-realização pessoal. Isso faz-se com exigência, rigor, serenidade, constância e oportunidades para adquirir virtudes intelectuais e de caráter. A escola não é apenas um espaço de preparação para a vida. É também local de vida. A liberdade, a democracia e a autonomia aprendem-se praticando. Através da prática e da reflexão sobre ela.
 

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