domingo, 12 de junho de 2011

Por que razão as crianças indianas têm bons desempenhos escolares?

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Não estando em causa constituir uma vantagem para o êxito escolar a existência de uma continuidade cultural entre o universo familiar e o escolar, constatamos que esta continuidade não assume o papel de condição necessária ao sucesso escolar. 

A educação dos alunos de origem indiana faz-se tendo como eixo central a inculcação da cultura de origem dos seus ascendentes e esta é contrastante com a cultura nacional, em muitos aspectos, como a língua e a religião. 

Esta descontinuidade não impede, dada a capacidade que detemos de adaptação a diferentes contextos sociais, o seu êxito escolar. 

Não será o desenvolvimento desta capacidade de adaptação dos comportamentos aos diferentes contextos que garantirá a sua «vantagem escolar»? Ou seja, não será a plasticidade identitária tão decisiva quanto a continuidade cultural?

Quanto às dinâmicas específicas de cada grupo de imigrantes, percebemos, à luz do que ocorre com as famílias de origem indiana, que a transmissão aos descendentes do património cultural de que são portadoras não dificultará a adaptação à sociedade de acolhimento. 

Ao enriquecer as identidades, sempre híbridas e mutáveis, as crianças realizam um exercício de plasticidade e adaptabilidade — gerem os particularismos de acordo com os contextos — que parece favorecer o seu êxito escolar.
 
Teresa Seabra

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