sexta-feira, 1 de julho de 2011

Berlengas e Santana declaradas Reserva Mundial da Biosfera

São agora sete os lugares portugueses com esta classificação da UNESCO

Candidatura das Berlengas foi feita em 2009
Candidatura das Berlengas foi feita em 2009
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou as Berlengas e o concelho de Santana, na Madeira, como Reserva Mundial da Biosfera, pelo que Portugal passa a ter sete áreas com esta classificação.
A Reserva Mundial da Biosfera é uma classificação atribuída pela UNESCO a sítios do planeta inabitados, ou não, por humanos, mas onde a presença do homem já se tenha verificado e, mesmo assim, tenha respeitado a natureza da sua formação.
A UNESCO destaca as Berlengas, um grupo de pequenas ilhas e rochas, um arquipélago visitado por turistas, pescadores e cientistas, que exploram a diversidade da zona, respeitando a sua biosfera. Segundo o site oficial da UNESCO, "os utilizadores das ilhas promovem e respeitam o desenvolvimento sustentável assim como a sua conservação".
"Trata-se de um justo reconhecimento do enorme potencial e valor do património natural do arquipélago das Berlengas, e que, em simultâneo, aumenta as responsabilidades de quem usufrui deste território singular", afirmou à agência Lusa António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, que em 2009 apresentou a candidatura.
Casas típicas de Santana são um ex-líbris do concelho
Casas típicas de Santana são um ex-líbris do concelho
Em relação ao concelho de Santana, na Madeira, é reconhecida pela organização devido à "riqueza da fauna e da flora, que incorpora um elevado grau endémico e uma representação integral das unidades ecológicas da ilha". A UNESCO sublinha a importância dos ecossistemas marinhos e da floresta Laurissilva, apesar da actividade turística e da agricultura dominante. Das sete Reservas da Biosfera em Portugal, três são no arquipélago dos Açores: ilhas do Corvo, Graciosa e Flores. Têm também esta designação a Reserva Natural de Paul de Boquilobo e o Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário